O que é história?

Para que serve o estudo de história? Qual o lugar do passado no presente? Essas são questões que frequentemente surgem para a gente.

Por que estudar história?

Para que serve o estudo de história? Essa é uma pergunta que eu me fiz durante um dos meus anos escolares, infelizmente não me lembro qual. Qual o lugar do passado no presente? Essas são questões que frequentemente surgem na nossa cabeça. Afinal de contas os cursos de história geralmente parecem distantes da realidade em que vivemos. E quando somos jovens estamos mais inclinados a olhar para o futuro e diante das inovações tecnológicas essa impressão ganha ainda mais força combinada com a cobrança de entrar no mercado de trabalho e obter sucesso.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e acelerado, qual a importância de estudar o passado? De que nos importa as civilizações da Antiguidade, a relação entre senhores e servos na Idade Média, a colonização do Brasil, a Revolução Francesa e tantos outros temas?

O que ocorre é que o passado alimenta o presente. Entender o que se passou antes de nós é uma forma de aprendermos a compreender melhor as escolhas que devemos fazer na vida pessoal e nas relações sociais presentes ou futuras. Um fato que ocorreu séculos atrás nos ajuda a perceber o quão complexa e intrigantes é (e foi) a ação humana, além de contribuir para que façamos escolhas melhores.

“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.”

Edmund Burke

Os hábitos e costumes da sociedade em que vivemos, se formou aos poucos. Assim como as exigências que nos são feitas, de que tenhamos sucesso no vestibular, na carreira profissional, entre outras, fazem parte de uma mentalidade, de um conjunto de relações que se desenharam aos poucos, ao longo do tempo; conhecer a origem histórica, seus vínculos econômicos e ideológicos contribui bastante para que lidemos com a pressão e as angústias dessa fase.

O que é história?

A palavra história é de origem grega. É derivada de istor: “aquele que viu”, “testemunhou”. Essa ciência teve muitas definições: Marc Bloch (1886-1944) historiador francês a definiu como “a ciência dos homens no tempo”; Lucien Febvre (1878-1956), também historiador francês definiu a história como “o processo de mudança contínua da sociedade humana”.

Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910-1989), escritor e lexicógrafo (pessoa que elabora dicionários.) definiu história como “a narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral” Já para Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) historiador e sociólogo, a história é “o estudo do que os homens do passado fizeram, da maneira pela qual viviam, das ideias que tinham”.

Dessas conceituações, concluímos que história é o estudo que os pesquisadores fazem dos seres humanos em diferentes épocas. A história é o resultado das várias pesquisas feitas sobre o passado, podemos dizer que história é o esforço intelectual para compreender e explicar como era a vida em outros tempos.

Referências:

Braick, Patrícia Ramos História : das cavernas ao terceiro milênio / Patrícia Ramos Braick, Myriam Becho Mota. — 4. ed. — São Paulo: Moderna, 2016. Obra em 3 v.

Was this helpful?

1 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.