O gênero Homo

Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas, nos campos da antropologia, da biologia e da arqueologia, sugerem que a separação entre a linhagem dos seres humanos e a dos grandes primatas, como gorilas e chimpanzés, ocorreu provavelmente entre 10 e 7 milhões de anos atrás.

O gênero Homo

Segundo a teoria evolucionista, os seres humanos e os grandes primatas possuem um ancestral comum. Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas, nos campos da antropologia, da biologia e da arqueologia, sugerem que a separação entre a linhagem dos seres humanos e a dos grandes primatas, como gorilas e chimpanzés, ocorreu provavelmente entre 10 e 7 milhões de anos atrás.

Essa linha de estudos baseia-se em pesquisas fósseis e genéticas. A maior quantidade de fósseis e também os fósseis mais antigos foram descobertos na África, o que levou os pesquisadores a concluir que os primeiros ancestrais dos seres humanos e o homem moderno surgiram nesse continente. Os seres originados de grupos de primatas, mas com algumas características semelhantes às do homem moderno, foram chamados de hominídeos.

Os primeiros hominídeos de que temos notícias viveram nas savanas africanas há cerca de 4,5 milhões de anos e pertencem ao gênero Australopithecus. No período compreendido entre 4 e 1 milhão de anos atrás, diversas espécies de australopitecos teriam coexistido e, eventualmente, competido entre si. Estudos indicam que esses hominídeos se alimentavam de folhas, grãos e frutos e caminhavam em postura ereta. É possível que mudanças ambientais nas savanas africanas tenham provocado a extinção de grande parte das espécies de australopitecos.

No entanto, algumas linhagens, por apresentarem características que facilitavam a adaptação ao ambiente, sobreviveram e geraram descendentes. Estamos falando do gênero Homo, que surgiu por volta de 2 milhões de anos atrás (observe a linha do tempo abaixo).

Acredita-se que o Homo sapiens, espécie à qual pertencemos e única sobrevivente do gênero Homo, tenha surgido no continente africano há aproximadamente 190 mil anos.

Referências:

Braick, Patrícia Ramos História : das cavernas ao terceiro milênio / Patrícia Ramos Braick, Myriam Becho Mota. — 4. ed. — São Paulo: Moderna, 2016. Obra em 3 v.

Was this helpful?

1 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.

Algumas equações são muito grande para ser visualizadas em dispositivos móveis. Para uma leitura melhor use o celular na horizontal. 

Inscreva-se no canal clicando aqui