Linhas de força do campo elétrico

A visualização de um campo elétrico E foi proposta pela primeira vez por Michael Faraday, que se utilizou do recurso das linhas de força.

Linhas de força do campo elétrico

A visualização de um campo elétrico \(\vec{E}\) foi proposta pela primeira vez por Michael Faraday, que se utilizou do recurso das linhas de força.

A linha de força é uma linha imaginária que indica a direção e o sentido do vetor campo elétrico \(\vec{E}\) em cada ponto do espaço.

Por definição, a linha de força, em cada ponto do espaço, tem a mesma direção e o mesmo sentido do vetor campo elétrico \(\vec{E}\), ou seja, o vetor campo elétrico \(\vec{E}\) é sempre tangente à linha de força e tem o mesmo sentido que ela.

As linhas de força nos permitem ter uma ideia da intensidade \(E\) do vetor campo elétrico. Elas se tornam mais próximas em regiões onde o campo elétrico é mais intenso, e mais afastadas em regiões onde o campo elétrico é menos intenso.

Portanto, a concentração de linhas é maior em regiões de campo elétrico mais intenso. Se as linhas de força são retas paralelas e igualmente espaçadas, dizemos que o campo elétrico é uniforme e o vetor campo elétrico é constante.

Referências:

Ferraro, Nicolau Gilberto Física, volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Carlos Magno A. Torres, Paulo Cesar M. Penteado. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2012. – (Vereda digital)

Was this helpful?

0 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.