Biologia: a ciência da vida
A palavra “ciência” vem do latim scientia, que significa conhecimento. Um dos objetivos da ciência é fornecer explicações para eventos do mundo natural e usar essas explicações para entender padrões na natureza e fazer previsões. Apesar do enorme desenvolvimento dos conhecimentos científicos no ultimo século, ainda há muito o que ser descoberto. Muitas perguntas sobre a vida, sobre o mundo e sobre fenômenos que observamos, continuam sem resposta.
Quase todas as descobertas cientificas trazem mais perguntas do que respostas. Em alguns casos, novas descobertas podem mudar completamente a visão que tínhamos sobre um determinado assunto.
A palavra biologia é derivada do grego bíos = vida e logia = estudo e é o nome de uma ciência que busca compreender os mecanismos que regem a vida. Na biologia estudamos a origem e a evolução dos seres vivos, as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, o modo como os organismos se mantêm vivos e se reproduzem e noções de higiene e saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não é apenas a ausência de doenças que caracteriza o estado de saúde de uma pessoa, o bem-estar físico, social e mental deve ser levado em consideração.
A Biologia nos ajuda a entender os processo básicos relacionados a nutrição, ao sexo e à reprodução, às doenças sexualmente transmissíveis, os malefícios do fumo, das bebidas alcoólicas e de outras drogas.
Ética na Biologia
O estudo da Biologia, faz com que você entre em contato com diversas questões éticas. Essas questões aparecem quando nos referimos a valores e princípios que norteiam a conduta humana, buscando o bem social. Por exemplo, ao tratarmos de temas como manipulação do material genético dos seres vivos, produção de organismos transgênicos, clonagem, células-tronco e problemas com o lixo e com o esgoto, seus valores éticos serão importantes para a sua análise crítica nas discussões.
Cidadania na Biologia
Exercer a cidadania é ser ativo nessa tarefa, para sermos cidadãos responsáveis, devemos ser capazes de fazer escolhas, conscientes dos nossos direitos e deveres como indivíduos e com certeza ciente dos direitos e deveres das outras pessoas, buscando o nosso bem-estar e o da coletividade.
Quando analisamos questões sociais, políticas e econômicas, como a implementação de industrias em determinadas regiões, o controle de poluentes, a construção de estradas, edifícios, usinas hidrelétricas e muitos outros casos. Como cidadão é preciso ter noções mínimas de características do meio ambiente para poder avaliar ou reconhecer diversas opiniões sobre o assunto. De que outra forma poderíamos ter certeza de que as medidas de proteção a natureza estão sendo respeitadas e que essas intervenções não causarão prejuízos irreversíveis para o ambiente e para os seres vivos.
Diversidade na Biologia
Estudando Biologia, podemos entender que além da diversidade de organismos e de ambientes que existem no mundo, há muita diversidade entre as pessoas. Respeitar essas diversidades faz parte do exercício da cidadania.
Referências:
Lopes, Sônia Bio, volume 1 / Sônia Lopes, Sergio Rosso. — ed. — São Paulo : Saraiva, 2016.
Was this helpful?
1 / 0