Grandes mulheres e os ácidos nucleicos

Grandes mulheres e os ácidos nucleicos

Muitas mulheres realizaram importantes pesquisas sobre a bioquímica dos ácidos nucleicos, embora seus trabalhos tenham sido pouco reconhecidos pela comunidade científica. Rosalind Elsie Franklin (1920-1958), por exemplo, foi uma importante biofísica britânica que morreu jovem em decorrência de um câncer ovariano, antes de completar 38 anos.

Rosalind Franklin (1920-1958).

Juntamente com outros biofísicos do King´s College de Londres, Franklin idealizou e desenvolveu estudos utilizando raios X, que foram decisivos para a elucidação da estrutura molecular do DNA. O prêmio Nobel de 1962, atribuído a Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, certamente teria sido conferido também a Franklin se ela não tivesse falecido quatro anos antes. Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Wilkins e Franklin foram mostrados em 1951 a Watson e Crick e sugeriam que a estrutura molecular do DNA deveria ser helicoidal. Esses dados foram fundamentais para o desenvolvimento posterior do modelo que rendeu o prêmio Nobel aos dois grupos de pesquisa.

Martha Cowles Chase (1927-2003) foi uma geneticista americana que trabalhou no Laboratório Cold Spring Harbor, na equipe do Dr. Alfred Hershey, especialista em estudos de virologia.

Martha Chase (1927-2003).

Conhecida também como Martha C. Epstein, nome contraído pós-casamento, Martha teve valiosa participação em pesquisas que estabeleceram o local de armazenamento da informação genética como sendo o DNA, contrariando a impressão geral dos cientistas da época, que apostavam nas proteínas. Martha também teve sua carreira interrompida precocemente devido a uma doença neurológica que lhe roubou a memória de curto prazo. O orientador de Chase, Alfred Hershey, manteve-se ativo e ganhou o prêmio Nobel em 1969 pela série de pesquisas, desenvolvidas em conjunto com ela, sobre vírus.

Referências:

Bizzo, Nélio Novas bases da biologia / Nélio Bizzo. – 2. ed. – São Paulo : Ática, 2013. Conteúdo : v. 1 Células, organismos e populações – v. 2 Biodiversidade – v.3 Corpo humano, genes e ambiente

Was this helpful?

0 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.

Algumas equações são muito grande para ser visualizadas em dispositivos móveis. Para uma leitura melhor use o celular na horizontal. 

Inscreva-se no canal clicando aqui