Efeitos da corrente elétrica
Ao se estabelecer uma corrente elétrica em um material condutor, podemos sempre identificar pelo menos um dos cinco efeitos descritos a seguir.
Efeito térmico
Também conhecido como efeito Joule, o efeito térmico surge em decorrência das colisões dos elétrons livres que constituem a corrente elétrica com os átomos do condutor. Devido a essas colisões, os átomos do condutor passam a vibrar mais intensamente, o que corresponde a um aumento de temperatura. O efeito Joule ocorre em equipamentos elétricos que geram calor, como aquecedores, chuveiros, torradeiras e ferros de passar roupas.
Efeito químico
O efeito químico é a base da eletrólise e acontece quando uma solução eletrolítica é atravessada por uma corrente elétrica e sofre decomposição.
Efeito luminoso
A passagem de corrente elétrica através de um gás rarefeito pode ionizá-lo e fazê-lo emitir luz. As lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de plasma e os letreiros em neon são aplicações práticas desse efeito. Nesse caso, a energia elétrica é convertida diretamente em energia luminosa.
Efeito fisiológico
O efeito fisiológico acontece quando dada corrente elétrica passa por um organismo vivo. Nesse caso, a corrente elétrica afeta o sistema nervoso e provoca contrações musculares involuntárias.
Efeito magnético
O efeito magnético, que sempre se manifesta, é caracterizado pelo surgimento de um campo magnético nas proximidades do condutor por onde passa a corrente elétrica. Esse efeito é um dos mais importantes da corrente elétrica e serve como base para a construção de motores elétricos, microfones, alto-falantes e transformadores, por exemplo.
Referências:
Ferraro, Nicolau Gilberto Física, volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Carlos Magno A. Torres, Paulo Cesar M. Penteado. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2012. – (Vereda digital)
Was this helpful?
0 / 0