Campo elétrico criado por um sistema de cargas elétricas puntiformes

Agora, vamos determinar o vetor campo elétrico E criado por um sistema de cargas elétricas puntiformes.

Campo elétrico criado por um sistema de cargas elétricas puntiformes

Vimos como caracterizar o vetor campo elétrico \(\vec{E}\) gerado por uma única carga elétrica puntiforme. Entretanto, um campo elétrico pode ser originado por uma distribuição qualquer de cargas elétricas, puntiformes ou não.

Agora, vamos determinar o vetor campo elétrico \(\vec{E}\) criado por um sistema de cargas elétricas puntiformes.

Nesse caso, devemos considerar a contribuição de cada uma das cargas do sistema na geração do campo elétrico. Ou seja, o vetor campo elétrico resultante será a soma vetorial dos campos elétricos gerados por cada uma das cargas do sistema. Portanto, em um sistema de cargas puntiformes, temos:

$$ \vec{E}=\vec{E}_1+\vec{E}_2+\vec{E}_3+\ldots+\vec{E}_n $$

Para compreender melhor essa operação, observe na figura 9 a situação para a qual determinamos o vetor campo elétrico \(\vec{E}\) no ponto \(P\), criado pelas cargas puntiformes \(Q_1\) e \(Q_2\).

As linhas de força dos sistemas de cargas elétricas puntiformes coplanares a seguir foram geradas por um programa de computador, pois em geral as linhas de força de um sistema de cargas puntiformes são difíceis de desenhar. Os valores relativos das cargas elétricas são mostrados em cada um dos casos, mas não o sentido das linhas de força.

Linhas de força para sistemas de cargas puntiformes coplanares.

Observe que, conforme era esperado, a concentração de linhas de força é maior nas proximidades das cargas maiores, o que indica que nessas regiões o campo elétrico é mais intenso.

Referências:

Ferraro, Nicolau Gilberto Física, volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Carlos Magno A. Torres, Paulo Cesar M. Penteado. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2012. – (Vereda digital)

Was this helpful?

0 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.