Eletroscópios

Os eletroscópios são dispositivos que se destinam a detectar a presença de cargas elétricas em um corpo.

Eletroscópios

Os eletroscópios são dispositivos que se destinam a detectar a presença de cargas elétricas em um corpo.

O funcionamento de um eletroscópio baseia-se no fenômeno da indução eletrostática, ou seja, na separação das cargas elétricas de um corpo condutor neutro, quando na presença de outro corpo eletrizado.

Os dois tipos mais comuns de eletroscópio são o pêndulo elétrico e o eletroscópio de folhas.

Vamos aproximar um corpo eletrizado, com carga elétrica positiva, por exemplo, da esfera condutora de um eletroscópio de folhas inicialmente neutro.

Com o fenômeno da indução eletrostática, elétrons da parte metálica do eletroscópio são atraídos pelo corpo positivamente eletrizado e acabam por se concentrar na esfera.

Concomitantemente ocorre uma concentração de cargas positivas nas lâminas de ouro e elas se afastam uma da outra.

Se tivéssemos usado um pêndulo elétrico neutro para detectar a carga elétrica do corpo, observaríamos que a esfera, inicialmente suspensa na vertical, seria atraída pelo corpo eletrizado.

Isso acontece porque a força de atração entre as cargas de sinais opostos é mais intensa que a força de repulsão entre as cargas de mesmo sinal, já que as cargas de sinais opostos estão mais próximas.

Referências:

Ferraro, Nicolau Gilberto Física, volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Carlos Magno A. Torres, Paulo Cesar M. Penteado. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2012. – (Vereda digital)

Was this helpful?

0 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.