O que é energia?

Talvez você já tenha se perguntado “O que é energia?”. Veremos alguns argumentos para formar uma primeira ideia sobre essa importante grandeza.

Talvez você já tenha se perguntado “O que é energia?”. Não existe uma resposta simples e direta para essa pergunta. Veremos alguns argumentos para formar uma primeira ideia sobre essa importante grandeza.

Na natureza há muitas situações em que ocorre a conservação de alguma grandeza física. Energia, quantidade de movimento e quantidade de carga elétrica são exemplos de grandezas que se conservam sob certas condições.

Os sistemas físicos trocam e transformam energia quando interagem. A energia é a “moeda de troca” da natureza. A natureza “contabiliza” a energia simplesmente somando ou subtraindo as quantidades que “passam” de um sistema para outro. A energia não é criada nem perdida, apenas é transformada de um tipo em outro. A energia é uma grandeza escalar! Ou seja, não possui direção nem sentido.

No decorrer de nosso curso, estudaremos diversos tipos ou modalidades de energia que, por processos convenientes, podem ser convertidas umas nas outras. O corpo humano faz isso constantemente. Os alimentos que ingerimos são metabolizados e transformados em energia para o desempenho de nossas atividades e nosso desenvolvimento. A energia que recebemos do Sol é aproveitada de diversas maneiras e transformada em outros tipos úteis de energia, como a energia elétrica.

Em certos contextos, os termos energia e força são usados erroneamente como sinônimos. Muitas vezes já vimos e ouvimos frases como: “Mãããe, … acabou a força!”; quando, na verdade, cessou o fornecimento de energia elétrica. Ou então: “Fulano tem muita força…”; no entanto, ninguém armazena força. A força está relacionada a uma ação, através dela podemos realizar trabalho e modificar a energia de um sistema. Percebemos então que, embora apareçam juntos em muitas situações, os conceitos de força e energia são distintos.

Referências:

Ferraro, Nicolau Gilberto Física, volume único / Nicolau Gilberto Ferraro, Carlos Magno A. Torres, Paulo Cesar M. Penteado. 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2012. – (Vereda digital)

Was this helpful?

0 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.