A origem do ser humano

Qual é nossa origem? Por que somos diferentes de outros animais? As respostas para essas perguntas são diversas e existem muitas dúvidas sobre a origem da humanidade.

A origem do ser humano

Qual é nossa origem? Por que somos diferentes de outros animais? As respostas para essas perguntas são diversas e existem muitas dúvidas sobre a origem da humanidade. As explicações com base na crença de que a humanidade foi criada por um ser supremo correspondem a uma linha de pensamento chamada criacionismo.

No Ocidente, o criacionismo tem como base a tradição judaico-cristã. Os criacionistas sustentam a ideia de que o homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança, tal como relatado no Gênesis, o primeiro livro da Bíblia Ele narra a criação do mundo e de Adão e Eva, considerados os primeiros seres humanos. De acordo com essa explicação, não apenas o ser humano, mas todos
os seres vivos teriam sido criados da maneira como são hoje. As três religiões monoteístas que predominam na atualidade – o judaísmo, o cristianismo e o islamismo – têm sua doutrina baseada no criacionismo. Em oposição ao criacionismo, o evolucionismo ou darwinismo afirma que o ser humano e os demais seres vivos originaram-se de organismos mais simples, que sofreram transformações ao longo do tempo. Formulado no século XIX com base em estudos realizados pelos naturalistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, o evolucionismo baseia-se na análise e na observação de fósseis e de seres vivos. Segundo essa teoria, os indivíduos de uma mesma espécie apresentam grande variação. Em uma população, indivíduos que apresentam determinadas características podem ser considerados mais adaptados ao ambiente do que outros da mesma espécie. Essas características conferem vantagens que aumentam as chances de sobrevivência e de geração de descendentes, os quais herdarão as mesmas características. Esse processo ficou
conhecido como seleção natural O evolucionismo é a teoria mais aceita pela comunidade científica atualmente, embora enfrente resistência, sobretudo por parte dos criacionistas. No entanto, também existem defensores do criacionismo que tentam combinar sua teoria com explicações evolucionistas. É o caso do Design Inteligente. Os defensores dessa corrente criacionista aceitam o processo evolutivo das espécies, mas afirmam que ele foi projetado por um ser inteligente, responsável por ordenar a evolução da vida na Terra.

As reações à teoria de Darwin

Quando foi divulgada, na segunda metade do século XIX, a teoria de Darwin sobre a
origem das espécies causou muita polêmica. Assim como ocorreu com várias outras teorias
científicas, demorou algum tempo para que ela fosse avaliada, criticada cientificamente e
aprimorada. Antes de serem aceitas pela comunidade científica, as ideias de Darwin foram
bastante satirizadas.

O homem descende do macaco, caricatura de 1878 que mostra Charles Darwin representado
como um macaco. Ele atravessa um aro, onde se lê a palavra “credulidade”, para atingir outro,
onde está escrito “superstições”, “erros” e “ignorância”. Museu Carnavalet, Paris, França.

O que é um fóssil?

“Qualquer vestígio de vida que remonta a uma época muito antiga. Podem se tornar fósseis não só os organismos ou parte deles – ossos, pólen, madeira, conchas –, mas também certas marcas de sua existência – pegadas, pedras trabalhadas, partes de habitações”.

FACCHINI, Fiorenzo. O homem São Paulo: Moderna, 1997. p. 6. (Coleção Origem e evolução)

Referências:

Braick, Patrícia Ramos História : das cavernas ao terceiro milênio / Patrícia Ramos Braick, Myriam Becho Mota. — 4. ed. — São Paulo: Moderna, 2016. Obra em 3 v.

Was this helpful?

0 / 0

Compartilhe

[amount] estão lendo esse conteúdo agora.