Vamos falar agora de noções intuitivas, dentre elas temos as noções de ponto reta e plano. Mas você sabe o que é uma ideia ou noção intuitiva? Ter uma ideia intuitiva ou ter uma noção intuitiva de algo é ter uma percepção imediata daquilo a que esta sendo referido. Por exemplo: se alguém te diz “bola” ou “andar” automaticamente sabemos o que é sem precisar definir isso através de outras palavras.
Em Geometria algumas coisas são tão básicas que não precisamos de outras palavras para defini-las, dentre elas esta a noção de ponto, reta e plano.
Uma corda bem esticada dá a ideia de reta, cada estrela no céu nos dá a ideia de ponto, a superfície do campo de futebol nos dá a ideia de plano. Essas ideias são chamadas de noção intuitiva e são aceitas sem definição na Geometria Plana.
Agora vamos falar mais sobre esses três conceitos.
O ponto não possui dimensões, e sua indicação é feita por letras maiúsculas do nosso alfabeto.
A reta é imaginada sem espessura, não tem começo nem fim, é ilimitada nos dois sentidos. Já que é assim então é impossível desenhar uma reta? Não! Para tudo se da um jeito. Desenhamos apenas “uma parte” da reta e indicamos com letras minúsculas do nosso alfabeto.
O plano é imaginado sem fronteiras, ilimitado em todas as direções, e é representado por letras gregas minúsculas. Como ele é ilimitado em todas as direções representamos apenas “uma parte” do plano e a indicamos com letras minúsculas do alfabeto grego: (\boldsymbol{\alpha}), (\boldsymbol{\beta}) , (\boldsymbol{\gamma}).
Depois de dizer tudo isso você pode se perguntar: mas o ponto que eu desenho no papel tem dimensões sim… isso que você esta me dizendo tem nada a ver com o que eu estou vendo. É por que essas ideias intuitivas são apresentadas apenas para facilitar a nosso entendimento.
Referências:
Giovanni Júnior, José Ruy A conquista da matemática : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo : FTD, 2018.
Was this helpful?
0 / 0